1 de outubro de 2013

Todo dia de David Levithan

Toda manhã, A acorda em um corpo diferente, em uma vida diferente. Não há qualquer aviso sobre quem será ou onde estará em seguida. De menina a menino, rebelde a certinho, tímido a popular, saudável a doente; A precisa se adaptar.

Já se acostumou com isso e até criou algumas regras para si. Primeira: nunca se apegar; segunda: jamais interferir. E tudo corre bem... até que A desperta no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon.

A partir desse momento, as regras pelas quais tem vivido não fazem mais sentido. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer ficar; dia após dia, todo dia. Mas como esperar que uma pessoa que sempre viveu uma vida normal possa entender a realidade de A? Ou até mesmo acreditar nela?

Enquanto lutam para se reencontrar a cada a cada 24 horas, ambos precisam enfrentar seus próprios demônios, superar suas limitações e redefinir suas prioridades. Rhiannon conseguirá ficar com alguém que muda a cada dia? E até onde A acha justo (ou ético) interferir nas vidas de quem habita? Mas, principalmente, o amor pode mesmo vencer qualquer barreira?

Every Day # 1

Esse livro é de uma criatividade enorme. Ao ler o resumo fiquei super curiosa pra ler e entender como A vive mudando de corpo em corpo e como o autor iria desenvolver tal história. E posso afirmar: ele me surpreendeu a cada página!

A acorda a cada manhã num corpo diferente. Pode ser homem ou mulher. Pode ser atleta ou drogado. Pode ser saudável ou doente. Gordo ou magro. Branco ou negro. Hétero ou gay. A cada despertar ele tem de acessar as lembranças do corpo que está habitando e viver da melhor maneira possível para não causar problemas a seu hospedeiro. Ele tenta fazer o melhor que sabe e podemos perceber que A é um cara legal e ético. Ele tenta interferir o mínimo possível na vida da pessoa que ele será nesse dia. A não ser no dia em que habita o corpo de Justin e conhece Rhiannon...  Nesse dia, A resolve ser ele mesmo e ter um dia diferente.

Rhiannon desperta em A um lado protetor que ele não sabia existir. Ele consegue ver a fragilidade e o modo como ela deseja a atenção e carinho de Justin e resolve dar isso a ela. Eles tiram a tarde para ir ver o mar e conversar e se beijar. Uma tarde mágica que mexe com A e o faz desejar mais da vida que leva do que sabe ser capaz de ter. Mas como manter um relacionamento se ele não sabe onde vai estar e quem vai ser no dia seguinte? E, mais importante, como convencer Rhiannon de que ele é A, um ser com personalidade própria,  mesmo estando em corpos diferente todos os dias?

Eu adorei o modo como David vai nos conduzindo pela história de amor entre A e Rhiannon através dos dias. Em cada pessoa que A habita há uma lição, uma vida, um corpo e uma vontade que A precisa conhecer e vivenciar. A muda muito depois de conhecer Rhiannon e começa a interferir na vida dos hospedeiros na vontade de ficar perto da amada. Mas nem sempre é possível o encontro entre eles e nem sempre é fácil para Rhiannon aceitar as mudanças, mesmo reconhecendo A a cada dia e a cada corpo.

A é um narrador maravilhoso e os insights que ele nos dá são incríveis. As questões que ele levanta são as que sempre pensamos: quem somos? Mente ou corpo ou alma? O que nos torna indivíduos? Impossível não se apaixonar por essa história de amor tão diferente  e delicada e por esses personagens tão envolventes. Impossível não se envolver nos questionamentos levantados e não deixar a mente viajar na leitura.  Um livro para ser lido e relido.

0 comentários: