16 de setembro de 2013

Claro que te amo! de Tammy Luciano

Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar.
Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil.

 

Bom... essa vai ser uma resenha meio conflitante, pois esse livro me trouxe muitos questionamentos e também muitos sentimentos contraditórios e acho que isso vai se refletir na minha escrita.

Como contraditórios? Você pode me perguntar. E eu respondo: Piera, a personagem principal, é uma das mocinhas mais chatas e com mania de sofredoras e baixo astral que já li! E olha que eu leio muiiiiiiiiiiito!!!!!!! Ao mesmo tempo, ela é a narradora (1ª pessoa) e consegue nos passar um brilho e um bom humor e mensagens positivas incríveis que recebe daqueles que estão a seu redor! Como isso? Para mim, deve ser o talento da escritora, que conseguiu conciliar esses dois polos durante a escrita!

Piera é uma garota de 19 anos, estudante de Arquitetura, com um pai fantástico, amigas incríveis e para toda hora, uma vida confortável e mora no Rio. Só que nem tudo é sol e mar e coisas boas. A vida lhe deu algumas rasteiras: sua mãe a abandonou e a seu pai quando ela tinha 1 mês e, desde então, ela sempre foi a "menina sem mãe"; seu namoro de 6 anos (sim, ela começou a namorar o André quando tinha 12 anos) acabou de forma abrupta a deixando sem chão e, agora, um ano depois do término, seu ex está se casando e a deixando arrasada... Para completar a trinca (dizem que tudo de ruim acontece em 3) sua mãe resolve reaparecer e procurá-la!

A mãe, Cecília, está internada em uma clínica de repouso depois de sofrer uma crise nervosa. Ela está depressiva e precisando de tratamento e desejando muito conhecer a filha a quem abandonou para tentar uma aproximação. É quando surge o Dr, Marcelo,  estudante de medicina e que pretende se especializar em Psiquiatria e está atualmente administrando a clínica da família. Ele tem os olhos verdes-azuis-verdes mais incríveis do mundo! Nem precisa dizer que é amor a primeira vista entre Piera e Marcelo, né?

Parece que tudo enfim está caminhando para melhor na vida de nossa mocinha! Ela está se aproximando da mãe – ainda de forma dolorosa e carregada de medos e desacertos – e, no campo amoroso, um homem lindo, charmoso e super apaixonado está caidinho por ela! Só que o que a sonsa faz? Sabota tudo com medos infantis! E é quando eu comecei a minha birra com a personagem e foi difícil continuar a leitura...

Piera é uma personagem que se afunda no poço e começa a cavar cada vez mais e mais para baixo, mesmo com todo o apoio e amor do pai e as "chamadas para a vida" das amigas! Ela sabe o que sente e quer, mas trava e sofre porque parece gostar de sofrer e se martirizar! E é aqui que entra o que chamei de contradição, pois a mesma Piera que nos narrava as conversas e sensações e ouvia os conselhos e mensagens positivas, era a mesma que vivia se enterrando nos "seis anos que perdi com André...!", "todo me abandonam, melhor ficar sozinha" e outros pensamentos bem para baixo e só fazendo m****...  Só insisti na leitura porque sabia que uma hora essa menina tinha de acordar para a vida e perceber que todos sofrem e dão a volta por cima! Mas foi duro aguentar tamanha choradeira e ver a pessoa se auto-sabotando com gosto e vigor...

Ainda assim, o livro teve momentos poéticos e momentos que eu cheguei até a gostar da moça Piera... Agora, o Marcelo... ah esse foi paixão fulminante! Que homem é esse que sabe ouvir, sabe falar e sabe o momento de deixar passar e ficar calado? Impossível não se apaixonar por ele! E as amigas? Falavam a verdade doesse ou não e chamavam a Piera para a vida! Amizades assim bem raras e muito leais! E tudo isso salvam o livro e a leitura.

0 comentários: