20 de agosto de 2012

Beyond the Night de Joss Ware

Tudo que eles conheciam se foi...

Dos resíduos da devastação, cinco homens surgem com extraordinários novos poderes . Eles são a última esperança da humanidade, mas não podem sobreviver nesse mundo desolado sozinhos.

Quando o Dr. Elliott Drake saiu de uma caverna depois de viajar cinquenta anos através do tempo, o mundo como ele o conhecia se fora. Cidades são selvas, e o que restou da humanidade está subjugado por seres  imortais que se utilizam de cristais. Mas ainda mais perturbador: Elliott adquiriu uma extraordinária habilidade - o poder de curar.

Mas mesmo esse dom, em um mundo sem  a tecnologia e infraestrutura do seu passado é uma faca de dois gumes para Elliott.

Jade Kapiza, que foi prisioneira dos seres  imortais, há anos vem se escondendo. Mas agora ela está determinada a ajudar a raça humana a lutar contra o controle de seus captores. Ela não confia em ninguém... mas quando Elliott entra em sua vida, ele empurra suas defesas e começa a derrubar as paredes que ela construiu tão cuidadosamente.

Só que o misterioso doutor parece ter alguns segredos. Será que Jade pode confiar seu coração a Elliott, mesmo enquanto arriscam suas vidas para salvar um grupo de inocentes?

E pode Elliott encontrar um novo lugar para si – um lar – nesse novo e desolado mundo?

Envy Chronicles  # 1

 

Três amigos partem para um final de semana explorando cavernas em Sedona, no Arizona, acompanhados de dois guias. De repente um terremoto. Eles desmaiam. E quando acordam descobrem que o mundo que conheciam não existe mais!!! 

E o mais interessante é que somos despertadas para esse novo mundo juntamente com eles, pois a autora já começa o livro nos apresentando aos gangas – ou zumbis comedores de carne que vagam à noite e aterrorizam os sobreviventes. Estamos num mundo desolado e arcaico e destruído! Carros e prédios são agora nada mais do que sucata que a floresta vai retomando. Zumbis estão a solta durante a noite e os humanos precisam buscar proteção. Não há celulares, internet, hospitais, supermercados... nada do que estamos acostumados! Já se passaram seis meses que eles saíram da caverna, juntamente com Simon, a quem encontraram desacordado próximo à saída e já tiveram uma baixa – um dos guias morreu de tétano. Dois deles – Elliott e Quentin – manifestaram poderes que não conseguem explicar: Elliott consegue scanear (tipo tomografia ou ressonância) o corpo humano e ver se há fraturas, tumores ou quaisquer outros problemas e depois curar apenas com o toque das mãos;  Quent consegue "ver" e "sentir" o passado apenas tocando em objetos ou paredes. Fora isso, todos os cinco estão mais fortes e mais rápidos e como se "parados" no tempo, pois não precisam se barbear e nem os cabelos crescem!

Bom... no resumo diz que eles viajaram no tempo, mas o que deu para entender é que eles "acordaram" no futuro. Cinquenta anos no futuro e num mundo pós apocalíptico. Sem entender bem o que estão enfrentando, nossos heróis são orientados a procurar por Envy, a maior "cidade" da região, mas não sabem qual caminho tomar. É quando salvam um grupo de adolescentes de um ataque de gangas, juntamente com uma mulher misteriosa que aparece cavalgando do nada! Tanto o grupo, quanto a mulher são de Envy e é para lá que eles seguem pela manhã. E é onde eles conseguem algumas respostas e conseguem aumentar ainda mais as perguntas sobre o que aconteceu...

Em Envy conhecemos Lou Waxnicki, um dos sobreviventes de cinquenta anos atrás. Lou e seu irmão gêmeo Theo são nerds e entendem de computadores e estão, clandestinamente, tentando retomar uma rede para combater os Strangers. Esses Strangers são seres que surgiram depois dos terremotos, das tempestades e da praga que dizimou a maioria dos sobreviventes das catástrofes naturais.  Eles são imortais e podem ser reconhecidos por terem cristais incrustrados na pele do peito. Leo e seu grupo de resistência percebem que esses Strangers não são confiáveis, mas o resto da população ainda não se tocou desse fato. E, com a chegada e ajuda dos novos habitantes – os rapazes da caverna – Lou e seu grupo vão fazer descobertas ainda mais fantásticas!

Pode parecer que eu estou dando muitos spoilers, mas tudo que falei acima é a simples descrição do universo criado por Joss. Há muita ação e muita coisa acontece nesse livro. Achei o romance entre Elliott e Jade – a mulher que chegou cavalgando para salvar os adolescentes – um pouco morno e truncado, mas acho que a apresentação do mundo em que a série se posiciona ocupou muito do tempo do livro, deixando um espaço menor para o desenvolvimento do romance.

Ainda assim, foi muito bom ver como os dois foram se aproximando, pois Jade foi escrava de um dos Strangers por três anos, onde sofreu abusos terríveis e que deixou marcas. Hoje ela quer estar sempre em controle e ter a última palavra. E Elliott percebe isso e aceita e a compreende. Acho que isso é que vai conquistando Jade e faz com que ela aceite o modo dele e os dois se completem tanto.

Eu gostei muito do modo como Joss está conduzindo a trama e já estou lendo o segundo volume. As investigações e descobertas e a tentativa de reconstruir uma internet dão um sabor todo especial à série e faz com que a curiosidade do leitor fique sempre atiçada. Fora que os personagens são super cativantes e nos conquistam. E o mistério do que realmente aconteceu é um chamariz todo especial!

Comentando sobre o livro com um amigo, ele me disse que viu um filme assim uma vez: de amigos presos em cavernas e  que quando saem  o mundo mudou... Ele não lembra o nome do filme, mas se alguém souber, podem me avisar, por favor?

1 comentários:

Natalia disse...

Regina, AMO suas criticas literárias e estou esperando ansiosamente um top 5 com seus livros preferidos... Já que temos um gosto bem parecido! rs
Bjs!!!